Esta imagem da NASA/ESA/CSA James Webb Space Telescope’s Near-InfraRed Camera (NIRCam) apresenta a região central da nuvem molecular escura Chameleon I, que reside a 630 anos-luz de distância. O material frio e fino da nuvem (azul, centro) é iluminado no infravermelho pelo brilho da jovem protoestrela Ced 110 IRS 4 (laranja, canto superior esquerdo). A luz de numerosas estrelas de fundo, vistas como pontos laranja atrás da nuvem, pode ser usada para detectar gelos na nuvem, que absorvem a luz estelar que passa por eles.
Uma equipe internacional de astrônomos relatou a descoberta de diversos gelos nas regiões mais escuras e frias de uma nuvem molecular medida até o momento pelo estudo dessa região. Este resultado permite aos astrônomos examinar as moléculas de gelo simples que serão incorporadas em futuros exoplanetas, enquanto abre uma nova janela sobre a origem de moléculas mais complexas que são o primeiro passo na criação dos blocos de construção da vida.
[ Descrição da imagem : Uma grande nuvem escura está contida dentro do quadro. Em sua metade superior, é texturizado como fumaça e tem pequenas lacunas, enquanto na parte inferior e nas laterais desaparece gradualmente. À esquerda estão várias estrelas laranja: três cada uma com seis pontas grandes e uma atrás da nuvem que a colore de azul claro e laranja. Muitas estrelas minúsculas são visíveis e o fundo é preto.