Resfriamento Ativo em Estado Sólido (Solid-state active cooling – SSAC)
Trata-se de tecnologia de ponta que já está revolucionando a forma de resfriamento em objetos e sistemas. Ao invés de resfriamento líquido ou a ar, o SSAC utiliza dispositivos de estado sólido, como termoelétricas, para controlar a temperatura de um objeto ou sistema.
Esses dispositivos usam o efeito Peltier para transferir calor de um lado do dispositivo para o outro, que ocorre quando uma corrente elétrica é passada através de um termopar, que é composto por dois tipos diferentes de materiais condutores.
Quando a corrente é passada através do termopar, ela cria uma diferença de temperatura entre os dois lados.. A Imagem abaixo exemplifica o esquema de uma pastilha de Peltier.
Esta tecnologia tem muitos benefícios em relação aos métodos tradicionais de resfriamento, tornando-se uma solução viável para uma ampla gama de aplicações.
**O efeito Peltier é um processo reversível, o que significa que também pode ser usado para aquecer um objeto ou sistema. Isso a torna uma tecnologia versátil que pode ser usada para aplicações de resfriamento e aquecimento**
Vantagens
-
- Capacidade de fornecer controle preciso da temperatura.
- Possui eficiência energética que reduz o consumo de energia
- Com o consumo de energia reduzido, a redução de custos com energia também acontece
- Possui um tamanho compacto, ideal para uso em espaços pequenos. É bem menor que os métodos tradicionais de resfriamento.
- Operação silenciosa
- Não possui partes móveis
- Maior confiabilidade
Desvantagens
-
- Alto custo
- Capacidade de refrigeração limitada
- Pode ser frágil
- Conhecimentos técnicos necessários
- Design complexo
- Disponibilidade limitada
- Compatibilidade limitada
Conclusão
O resfriamento ativo de estado sólido é uma tecnologia inovadora e seu controle preciso de temperatura, eficiência energética, compacidade e capacidade de uso em aplicações de resfriamento e aquecimento o tornam uma solução perfeita para uma ampla gama de aplicações.
De data centers a eletrônicos, o SSAC é a chave para manter os sistemas de alta potência funcionando de forma fria e eficiente. Não é difícil ver que o SSAC é o futuro do resfriamento e continuará a ganhar popularidade em vários setores.
Infelizmente o SSAC não pode ser adequado para todas as aplicações de resfriamento. No entanto, para aplicações nas quais os métodos tradicionais não são eficientes, ele oferece uma vantagem significativa. Como exemplo, o SSAC é muito útil para o resfriamento de eletrônicos e dispositivos de alto desempenho.
Em data centers, o SSAC pode ser usado para resfriar racks de servidores de alta densidade e outros equipamentos, ajudando a melhorar seu desempenho e vida útil.
Fonte: Firstfinger
About Author
Caio
Formado em administração de empresas, atuante na área de licitações públicas, amante de filmes, séries e o hobby predileto é jogar vídeo-game.
Geek e Nerd desde sempre =)
“Foi o que ela disse” Se você conhece este bordão, estamos juntos!