GeekTudo

Vem aí o BARD, IA da Google que competirá com ChatGPT.

O Google anunciou hoje (06/02) o projeto Bard, uma inteligência artificial que será rival do ChatGPT da OpenAI. Em um comunicado no blog oficial da empresa, o CEO Sundar Pichai descreveu o Bard como um “serviço experimental de conversação por IA” que responderá perguntas e participará de diálogos, essencialmente fazendo a mesma coisa que o modelo da OpenAI.

Os testes com o Bard começam hoje, mas somente com “testadores confiáveis” por enquanto. A disponibilidade do serviço para o público está prevista para as próximas semanas, de acordo com o executivo.

Até o momento, não se sabe como o Bard é ou quais capacidades ele possui. O algoritmo do serviço é baseado no LaMDA (Language Model for Dialogue Applications), o mesmo modelo acusado por um antigo funcionário da empresa de ter adquirido consciência.

Pichai explicou na publicação: “Estamos trabalhando em um serviço experimental de conversação por IA, alimentado pelo LaMDA, que chamamos de Bard. Hoje, damos mais um passo ao abri-lo para testadores confiáveis antes de torná-lo amplamente disponível ao público nas próximas semanas”.

Ele continuou: “O Bard busca combinar o vasto conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem. Ele se baseia em informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade”.

De acordo com o CEO, o Bard será capaz de responder a perguntas como “as novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA para uma criança de 9 anos” ou “aprender mais sobre os melhores atacantes de futebol do momento”. Além disso, a IA poderá criar testes para avaliar o conhecimento do usuário.

Na prática, o Bard funcionará como um “Google interativo”, uma IA que não apenas responde perguntas de forma objetiva, mas que explica o conteúdo de maneira detalhada, ensinando algo novo ao usuário.

As semelhanças com o ChatGPT são óbvias e esperadas. Desde que a IA da OpenAI foi liberada para o público, o Google está em alerta e planeja lançar cerca de 20 projetos baseados em inteligência artificial até o final do ano, de acordo com uma reportagem do The New York Times.

Fonte: Google/Blog oficial da companhia

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *