GeekTudo

NVIDIA espera lançar primeiras GPUs RTX 50 no quarto trimestre deste ano

Os gamers ficarão muito felizes em saber que a NVIDIA, uma das maiores fabricantes de placas de vídeo (GPU), pretende lançar ainda este ano a nova série de placas GeForce RTX 50.

Em janeiro a fabricante apresentou três novas placas RTX 40 SUPER, grande atualização para GPUs de classe entusiasta High-end.

Atualmente a linha RTX 40 é composta por 12 modelos, o que é notavelmente menor que a série RTX 30, que possui 20 modelos. No entanto, se excluirmos a série LHR (lite Hash Rate), o número de SKUs é aproximadamente o mesmo. Isso sugere que a NVIDIA pode ter concluído o trabalho na série.

Divulgação: Nvidia

De acordo com a Money UDN, os parceiros da diretoria estão antecipando o lançamento dos modelos topo de linha RTX 50 no quarto trimestre, de olho especificamente nas placas RTX 5080 e RTX 5090.


Mais rumores sobre as RTX 50

Rumores apontam que as RTX 50 podem apresentar o maior salto de desempenho entre gerações já vista entre as GeForce.

O leaker afirma ainda que a próxima geração de GPUs da NVIDIA não só brigará contra a sua rival direta AMD RDNA 4, que ainda não teve muitos rumores divulgados, como também disputará diretamente contra a geração RDNA 5, provável série Radeon RX 9000.

Algo que os diferentes rumores concordam, é que a GPU NVIDIA Blackwell topo de linha usará memórias GDDR7, que já foram anunciadas oficialmente.

As informações não oficiais dizem que essas memórias da provável RTX 5090 devem operar a 28 Gbps, contra os 21 Gbps da RTX 4090. Apesar dessa mudança, a interface deve continuar a mesma: 384-bit.

Essas memórias GDDR7 trabalhando a 28 Gbps em uma interface de 384-bit devem entregar largura de banda de até 1,5 TB/s, 50% mais do que a atual GPU Ada Lovelace topo de linha. Outro rumor diz que as próximas GPUs da NVIDIA usarão a sexta geração de cabos de energia de 16 pinos.

Até o momento, a NVIDIA só oficializou a arquitetura Blackwell para servidores, com grande foco em processamento de Inteligência Artificial, característica que deve também estar presente nas GeForce RTX 50.

Vale ressaltar, no entanto, que, embora esses nomes provavelmente estejam corretos, a NVIDIA ainda está finalizando as especificações. A empresa é conhecida por fazer mudanças de última hora ou até mesmo cancelar produtos antes que cheguem ao mercado.

Fonte: VideoCardz

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *